Antes de falarmos sobre os níveis de consciência vamos explicar um pouco sobre o porquê as pessoas compram.
As pessoas não compram seu produto ou serviço, elas compram a transformação que seu produto/serviço proporciona na vida delas, ou seja, elas estão em busca de algo que vai tirar-las do estado atual e leva-las ao estado desejado. Guarde bem essa frase.
O que leva o consumidor a querer a transformação são duas crenças, a primeira é a de que o estado atual dele é ruim, e a segunda é que o estado desejado é bom, ou que pelo menos vai ser melhor do que o estado em que vive atualmente.
Dito isto vamos entrar nos níveis de consciência do seu consumidor.
Para o consumidor entender que o estado atual é ruim e que o desejado, que o seu produto ou serviço proporciona, é bom, primeiro é preciso que o consumidor passe pelos 5 níveis de consciência.
Nesse nível o consumidor ainda não sabe que tem um problema e muito menos que existe uma solução para isso. Para essa fase é importante que a sua comunicação esteja focada em mostrar que aquele problema existe e como ele afeta o dia-a-dia do seu consumidor.
Nesse nível o consumidor agora sabe que existe um problema e que é ele que faz com que o seu estado atual não seja como ele deseja. Para essa fase suas ações de marketing devem estar focadas em como esse problema afeta o consumidor mais do que ele imagina, mas que existe uma solução para isso.
Nesse nível o consumidor já está começando a buscar formas de resolver esse problema. Para essa fase suas ações de marketing devem estar focadas em como seu produto/serviço vai levar seu consumidor ao estado desejado.
Nesse nível o consumidor já está buscando as melhores ofertas para solucionar o seu problema. É nessa fase que o marketing de performance é mais ativo, com campanhas de tráfego pago.
Nesse nível o consumidor toma a decisão de compra. Aqui entra em ação seu time de vendas e pós vendas com o objetivo de encantar e fidelizar esse cliente.
O funil 3A3R tem uma ação especifica para cada etapa da jornada, e tem como objetivo maximizar os resultados do seu negócio. Aumentando o LTV (Life Time Value – Tempo de vida) dos seus clientes ativos, reduzir o seu CAC (Custo de Aquisição de Clientes) aumentando assim a lucratividade do seu negócio.
As estratégias dessa etapa têm como objetivo chamar a atenção do seu potencial cliente e despertar o interesse, fazendo com que aconteça o primeiro contato com a sua marca.
O nosso objetivo principal aqui é conseguir converter seu potencial cliente em um lead, ou seja, um contato em sua base.
Aqui você realiza a sua primeira venda para esse novo cliente, devemos lembrar também que além de vender é importante construir um relacionamento sólido com seu cliente, para que as próximas ações tenham sucesso.
Uma vez que você tenha realizado a primeira venda, fortalecer o relacionamento com esse cliente oferecendo um atendimento personalizado, solucionando dúvidas e necessidades do seu cliente é primordial para a fidelização.
Uma vez que os clientes já estão na sua base, ações focadas na sua base é essencial para alcançarmos o objetivo de redução de custo no CAC e aumento no LTV, fazendo vendas mais baratas para clientes que já compram de você.
Clientes satisfeitos tem o potencial de se tornarem promotores da sua marca, e você pode construir ações para incentivar que esses embaixadores da sua marca se sintam estimulados a recomendar você para mais pessoas.